"Somos poucos porem forte até demais"

sábado, 19 de novembro de 2011

Morte de Adolescente em CentroSocioeducativo compromete atual Gestão do ISE

Na noite de sexta feira, 18, vários educandos ousaram  realizar uma tentativa de fuga do CentroSocioeducativo Aquiry. Por volta das 22:00 da noite, um grupo de adolescentes conseguiram realizar uma estrategia de fuga ousada e muito vista em filmes ou até mesmo em unidades do sistema penitenciário. Os Adolescentes Infratores conseguiram abrir um buraco na parede de um dos alojamentos do Dormitório em que se encontravam, alguns conseguiram escapar pela cratera ao qual foi criada e  renderam os socioeducadores que se encontravam no local. Segundo informações, dois socioeducadores foram brutalmente agredidos e estocados por parte dos adolescentes, sendo que um dos socioeducadores já presenciou fatos idênticos a este dentro da propria unidade, mas não com o teor de gravidade que foi a noite de sexta-feira.Só não houve uma fuga em massa, graças a ação dos Policiais Militares que se encontravam de plantão no momento em que o grupo de educandos tentavam escapar da unidade pulando o muro utilizando cordas feitas de lençóis e panos denominados de "tereza".
Na ação da fuga um dos menores não obteve exito com o planejado e acabou caindo do muro que tentava pular, no choque o educando bateu com a cabeça no chão e veio a óbito.
O Sindicato da categoria já se manifestou sobre o ocorrido na unidade, lamentou a morte do adolescente, e repudiou a conduta do Presidente do ISE em tentar impedir que os socioeducadores dessem informações aos demais colegas que estavam chegando na unidade. Segundo informações, o Presidente do Instituto Socioeducativo disse aos socioeducadores que os mesmos não estavam autorizados em dar informações ao sindicato e nem ao menos a imprensa, fato este que não foi acatado pelos socioeducadores e um dos que estavam presentes no plantão estava indignado com a postura tomada pelo presidente do ISE em tentar esconder a realidade que sonda as unidades de internação de todo o Estado. Nos dias 22 e 23 de Novembro haverá uma Assembléia Geral por parte do sindicato, e certamente haverá alguma paralisação de advertência por parte da categoria em todo o Estado. 
"A ignorancia administrativa demonstrada por alguns gestrores tem comprometido e inviabilizado todo o sistema, não se pode tapar o sol com a peneira com alguns tem feito, as vidas que estão dentro daquelas unidades não é só de adolescente, mas tambem de socioeducadores que tem compromisso e valores imensuraveis ao desempenho das atividades socioeducativas. Entraremos com um recurso solicitando o retorno da categoria para o IAPEN, não adianta viver num regime de descaso e de humilhações iguais aos que vem acontecendo" relatou o Presidente do Sindicato, Betho Calixto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário